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Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos – LEGES

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Histórico do Laboratório

O Departamento de Geografia, desde sua instalação no bloco 911, do Centro de Ciências, no ano de 1988, definiu uma Sala de Prática de Ensino para organizar o trabalho acadêmico direcionado à formação dos licenciandos. A iniciativa deve-se à Professora Selma Farias Facó, que nesse período ministrava as disciplinas de práticas de ensino I e II, atuando até 1991. A partir desse ano, a Professora Tércia Corrêia Cavalcante, que já era professora efetiva do departamento, assumiu as práticas de ensino ficando até 1995. Esse espaço, atualmente denominado Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES), já era reconhecido como um espaço de orientação dos estágios curriculares, planejamento e socialização dos licenciandos, espaço de leitura e reflexão sobre a prática de ensino de Geografia, composto por um pequeno acervo de livros didáticos, relatórios de estágios, entre outros documentos que davam suporte às atividades. Em seu acervo, identificamos uma monografia orientada pela Professora Tércia Cavalcante, da aluna do bacharelado Antônia Carlos, cujo título “Produção de textos didático-pedagógicos sobre Fortaleza” (1995), já nesse período, evoca preocupação relacionada ao ensino de Geografia em Fortaleza.

A Sala de Prática de Ensino continuou sua dinâmica, expressando caráter de Laboratório de Ensino, quando passa a atuar com pesquisa de iniciação científica (PIBIC), sob orientação do Professor Manoel Fernandes de Sousa Neto (1998-2007). Neste período, constatamos relevantes trabalhos entre artigos, capítulos de livro, livro e resumo expandido, publicados pelo referido Professor: Oito Crônicas Para a Geografia que se Ensina (2000); A Aula (2001); Reflexões Sobre a Investigação em História da Formação de Professores de Geografia (2002); Aula de Geografia e Algumas Crônicas (2003); O Ofício, a oficina e a profissão: o lugar social do professor (2005). Acrescenta-se a estes um resumo expandido de iniciação científica, com a participação do bolsista Pierre Leite, intitulado O Ensino de Geografia em Fortaleza (2002). Os dados apresentados constatam que a preocupação relacionada à temática “Profissão Docente e Ensino de Geografia” no Departamento de Geografia da UFC não é recente. Entre outras atividades desenvolvidas no Laboratório destacamos as monitorias das práticas de ensino.

Nesse percurso da história do Laboratório elencamos os nomes de alguns professores substitutos que ao assumirem as práticas de ensino fizeram do hoje LEGES um espaço de debate e reflexão, são eles: Celina Maria Torres Portugal Bezerra (1996-1999), Antônia Carlos da Silva (1999-2001 e abril a julho de 2007), Alexandra Maria de Oliveira (1999-2001), Edenilo Baltazar Barreira Filho (2003-2005) e Adriana Schneider Muller Konzen (2005-2007). Atualmente, Antônia Carlos da Silva é professora do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Alexandra Maria de Oliveira é professora do curso de Geografia da UFC, ambas atuam na área Geografia e Ensino.

No início dos anos 2000, é formado o eixo temático Geografia e Ensino no departamento, que reúne os novos componentes curriculares, com vistas a atender as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, conforme Resolução CNE/CP n. 2 de 19 de fevereiro de 2002. Então, sob a liderança da Professora Ivaine Maria Tonini (2003-2006), o Laboratório de Ensino torna-se Laboratório de Geografia e Ensino, mantendo esse nome por dois anos e atuando com bolsistas de iniciação científica e também de mestrado. Mas, a partir de 30 de junho de 2006, às demandas relativas ao novo currículo da licenciatura, do bacharelado e da pós-graduação, promotoras de um vínculo temático mais amplo com a educação, rebatizou-o de Laboratório de Estudos Geoeducacionais (LEGE). A intenção foi reconhecer projetos concernentes à prática da Geografia para além do ensino básico, permitindo o diálogo com temas culturais, turísticos, religiosos, midiáticos, rurais, artísticos, além da pesquisa estritamente ligada a formação docente.

Mais recentemente grupos de estudo e de pesquisa, aliados aos desafios da formação geográfica da graduação e pós-graduação em âmbito regional, nacional e mundial, tem estabelecido redes de pesquisadores de diferentes universidades cearenses, nordestinas, brasileiras e mesmo estrangeiras. Dessa forma, parcerias, temas e publicações são ampliados em conformidade com a internacionalização da universidade.

Dessa maneira, as atividades acadêmicas estão relacionadas à pesquisa, ao ensino e à extensão. Possuindo projetos de pesquisa desenvolvidos nos campos da Cultura (do Campo e Cidade), Comunicação, Religiosidade e Turismo e Geografia e Literatura. Atua na investigação de Práticas do Ensino Básico, Geografia Escolar e Acadêmica, da Educação no/do Campo e da Geografia Humanista e Cultural. Também fomenta reflexões e ações na produção e aplicação de materiais paradidáticos, combinado às propostas de grupos de estudo em atividade. Dotado de um acervo de livros didáticos, temáticos e relatórios de estágio, o LEGES apresenta-se como referência indispensável à leitura cultural e educativa da Ciência Geográfica. Estendendo tal processo ao nível da pós-graduação.

Atualmente a Coordenação do LEGES é composta por um colegiado de professores: Profa. Dra. Alexandra Maria de Oliveira, Prof. Dr. Christian Dennys Monteiro de Oliveira; Profa. Dra. Maria Edivani Silva Barbosa e Dr. Tiago Vieira Cavalcante.

 

Profa. Alexandra Oliveira

Prof. Christian Oliveira.

Profa. Edivani Barbosa

Prof. Tiago Cavalcante

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