Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos – LEGES

Área do conteúdo

REPETUR-NE (Rede de Pesquisa em Turismo Religioso – Nordeste)

PROJETO DE CRIAÇÃO DA REDE DE PESQUISA EM TURISMO RELIGIOSO NO NORDESTE

O projeto objetiva criar uma rede de pesquisa entre os professores/pesquisadores e colaboradores de nove estados do Nordeste brasileiro, para analisar os impactos que o enfrentamento da pandemia do coronavírus ocasionaram em locais de romarias que atuam como pólo de atração turística. A rede de pesquisa busca construir articulações entre universidades e alunos de pós-graduação, com o intuito de estimular o debate, fortalecer, ampliar e apoiar as iniciativas de pesquisas. Justifica-se, também, por favorecer a interlocução, a produção e o intercâmbio de conhecimento no campo do turismo religioso na região do nordeste brasileiro. Objetivos Específicos: a) Mapear os locais e sistematizar os trabalhos de pesquisa em áreas de turismo religioso no nordeste brasileiro de modo a propiciar o intercâmbio entre as diversas experiências de pesquisa; b) Analisar a dinâmica do turismo religioso em municípios considerados polos de atração turístico em nove estados do nordeste brasileiro, considerando seus nexos com o processo de desenvolvimento haja vista as ações globais e locais, e seus nexos com as políticas de turismo desenvolvidas no país; c) Incentivar a formação de novos grupos de estudo sobre turismo religioso não só nas universidades federais, como também nas universidades estaduais e institutos federais; d) Fomentar o desenvolvimento de estudos sobre turismo religioso intra e interestaduais visando a sua divulgação, intercâmbio de informações e aprofundamento das questões teórico-metodológicas entre os grupos de pesquisa.

METODOLOGIA

O método de pesquisa compreenderá a análise de dados teóricos a partir da revisão bibliográfica, e a análise de dados empíricos a partir da aplicação dos procedimentos metodológicos que se dará através de estudo de casos múltiplos em diferentes contextos. Os dados serão tabulados e analisados tanto os decorrentes da pesquisa teórica quanto da pesquisa empírica, fornecendo bases para a discussão acerca da validação dos instrumentos e estratégias utilizadas na obtenção dos dados. Os resultados serão discutidos e validados entre os grupos de pesquisas, agentes públicos, institucionais e sociais e a comunidade científica, através da divulgação dos dados em seminários nacionais e locais, em eventos científicos, relatórios e outras publicações. O processo de avaliação das atividades da pesquisa será permanente, feito em reuniões periódicas da equipe, seminários internos, de debates com a comunidade científica em seminários promovidos pelo núcleo da pesquisa e participações em eventos científicos.

COORDENAÇÃO DAS ATIVIDADES

GECP (GRUPO DE ESTUDOS EM CULTURAS POPULARES) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Natal – Maria Lúcia Alves Bastos (COORDENADORA DA REDE), Amanda Priscila Souza e Silva, Adriana Melo Santos, Almir Félix Batista de Oliveira, Kaíse Canuto da Silva, Itamara Freires de Meneses, Maria Do Socorro Vale Bezerra de Góis, José Evaristo de Oliveira Filho, José da Paz Dantas.

LEGES (GRUPO E LABORATÓRIO DE ESTUDOS GEOEDUCACIONAIS & ESPAÇOS SIMBÓLICOS) – Universidade Federal do Ceará – Fortaleza – Christian Dennys Monteiro de Oliveira (VICE-COORDENADOR DA REDE), Cícera Cecília Esmeraldo Alves, José Arilson Xavier de Souza, Ivo Luis Oliveira Silva, Ivna Carolinne Bezerra Machado, Djailson Ricardo Malheiro.

GEPEMADEC (GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM MEIO AMBIENTE, DESENVOLVIMENTO E CULTURA) – Universidade Federal do Maranhão – Campus de São Bernardo – Josenildo Campos Brussio, Sylvana Kelly Marques da Silva, Mateus de Sá Barreto Barros;

OBSERVARE (ESTUDOS EMPÍRICOS E APLICADOS EM RELIGIÃO E RELIGIOSIDADES) – Universidade Federal do Sergipe – UFS – Luís Américo Bonfim, Marina Aparecida Oliveira dos Santos Correa, Carlos Cezar Mascarenhas de Souza.

GEPERCS (GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, RELIGIÃO, CULTURA E SAÚDE) – Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Sandra Célia Coelho Gomes da Silva, Paulo Cézar Borges Martins, Éverton Nery Carneiro, Krzysztof Dworak.

OTPTUR (OBSERVATÓRIO TRANSDISCIPLINAR DE PESQUISAS EM TURISMO) – Universidade Federal de Alagoas – Silvana Pirillo Ramos e Renata Mayara Moreira de Lima

NETUR (NÚCLEO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PROJETOS EM TURISMO) – Universidade Estadual do Piauí – UESPI – Ana Angélica Fonseca Costa e Kaíse Canuto da Silva.

GRUPO DE PESQUISA AMBIENTE, SOCIEDADE E TURISMO: INTERFACES E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – Universidade Federal de Pernambuco – Elidomar da Silva Alcoforado.

CONSULTORES – John Eade (Universidade de Roehampton) e Carlos Alberto Steil (Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Federal de São Paulo)

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo