Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos – LEGES

Área do conteúdo

Coleção Caminhos Simbólicos

O Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES), há mais de uma década – desde 2006, quando se constituiu para além dos vínculos da pesquisa em ensino de Geografia – vem desenvolvendo estudos e metodologias capazes de tencionar a educação no amplo leque de temáticas que envolvem a Geografia. Considera a ciência geográfica um meio de pensar uma educação para o mundo em sua pluralidade e também uma forma de decifrar os símbolos e significados que compõem e são representativos daquilo que é o espaço em suas mais variadas escalas.

A coleção Caminhos Simbólicos acompanha um movimento etnogeográfico que vem se adensando nos últimos anos, voltando-se para a descrição e explicação dos significados espaciais de ocasiões festivas ou rituais coletivos, de paisagens patrimoniais e turísticas, e de experiências educacionais contra-hegemônicas.

 

GEOEDUCAÇÃO EM ESPAÇOS SIMBÓLICOS

Nesta obra, o primeiro volume da coleção, os autores (as) se inserem no debate vigoroso posto desde o “giro cultural” na década de 1980, tanto no plano nacional quanto internacional, o qual tem reverberado na produção de livros, artigos acadêmicos e influenciado temáticas culturais nos encaminhamentos presentes em livros didáticos e paradidáticos. O leitor terá uma melhor noção da geografia que pulsa e reverbera ideias no LEGES. Pluralidade e força de uma geografia criativa e mundana; tão sagrada quanto profana, preocupada com as experiências/vivências de pessoas… sujeitos capazes de desvelar geografias ainda incógnitas que permeiam o nosso planeta.

Capa do livro: GEOEDUCAÇÃO EM ESPAÇOS SIMBÓLICOS

 

PAISAGEM DE GIGANTES: TOTEMISMO, TURISMO E GEOPOLÍTICA DA VISIBILIDADE

Este livro investiga a multiplicação de santuários católicos com presença de grandes estátuas de entidades sagradas que começam a figurar como parte dos chamarizes devocionais do santuário e da paisagem das cidades em si. Monumentos religiosos, portanto, que carregam tensões e conflitos nos municípios. Esta obra é o segundo volume da coleção Caminhos Simbólicos.

Capa do livro: PAISAGEM DE GIGANTES:<br> totemismo, turismo e geopolítica da visibilidade <br>Coleção Caminhos Simbólicos - Volume 2

 

SACRALIDADE E SIMBOLISMO FEMININO NO ESPAÇO LATINO-AMERICANO

Refletir sobre o imaginário simbólico que constitui a cultura latina em si já se apresenta como um desafio intrigante e permanente, diante da multiplicidade de aspectos projetados nas festividades e ritualidades, conformando paisagens marcadas pelo fortalecimento das identidades culturais. Mergulhar nesse universo das representações do feminino por meio do olhar da Geografia Cultural é vislumbrar um celeiro de relações que emergem da conexão com a terra, com os elementos naturais, práticas religiosas e tantas outras. Assim, a iniciativa que parte da agregação das pesquisadoras do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) reúne três perspectivas que propõem discutir uma paisagem festiva e seus aspectos simbólicos da latinidade; um modelo devocional e terapêutico de Nossa Senhora de Lourdes vivenciado em dois santuários festivos no Nordeste brasileiro; e o arquétipo afrofeminino do litoral Pacífico colombiano e suas práticas rituais de resistência cultural, projetados  no arquétipo da anima no inconsciente coletivo. Capa do livro: SACRALIDADE E SIMBOLISMO FEMININO NO ESPAÇO LATINO-AMERICANO <br> Coleção Caminhos Simbólicos - Volume 3

 

Acessar Ir para o topo