gov.br

Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos – LEGES

Grupo Geografia, Movimentos Sociais e Diversidade no Campo

O grupo de Estudos Geografia, movimentos sociais e diversidade no campo é um espaço de intercâmbio científico, profissional e cultural que integra pesquisadores da graduação e pós-graduação em Geografia da UFC. O grupo tem desenvolvido pesquisas em torno de temáticas diversas fundamentais para o entendimento da realidade agrária brasileira. O grupo tem periodicidade semestral e vem atuando desde 2013.

Projeto “Universidade, Escola camponesa e convivência com o semiárido: o protagonismo da juventude em tempos de pandemia”

Analisar o papel político da juventude escolarizada em tempos de pandemia da Covid 19. A pesquisa discute a juventude e suas espacialidades, em tempo de pandemia de Covid-19 no Brasil e tem como objetivos revelar os meios de comunicação utilizados pelos jovens no diálogo com os professores nas aulas em formato remoto e sugerir ferramentas alternativas para uso nas aulas de Geografia. A metodologia contempla reuniões; pesquisa bibliográfica, preparação de questionários e sistematização de dados. Como resultado, buscamos a produção de material didático para dinamizar diálogo entre professores e educandos no mundo da escola.

Capa da cartilha Tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino de Geografia (clique para acessar)

Em pesquisas PREX/PIBIC (2020) ao focalizarmos práticas sociais da juventude do campo e da cidade realizadas no momento inicial da pandemia de Covid-19, detectamos ferramentas digitais utilizadas pelos educandos, mas pouco exploradas no ensino de Geografia. Dessa forma foi desenvolvido um material didático virtual para o diálogo de educadores e educandos com o ensino de Geografia com o uso do instrumental do educando (smartphone) e ferramentas digitais como WhatsApp, Instagram, Spotify e YouTube dentre outras, apresentamos novas perspectivas para o ensino de Geografia com o uso de tecnologias digitais por meio da Cartilha intitulada: tecnologias digitais de informação e comunicação para o ensino de Geografia.

Projeto “Arte nas mãos: a Geografia com as mulheres camponesas”

Estará em foco a arte produzida por camponesas na luta por uma vida digna no campo. A pesquisa tem como objetivo central analisar a importância da produção (agrícola e artesanal) de mulheres camponesas para seu empoderamento na sociedade moderna. Para isso, a metodologia será composta por levantamento bibliográfico e fotográfico, estágios de vivência, aplicação de entrevista e rodas de conversa. Estarão, portanto, em discussão as recomposições das paisagens no mundo rural a partir da vida e da arte de mulheres camponesas.

Documentário O Protagonismo da juventude na Escola Francisca Pinto (Ocara-ce).

Sinopse: “Demonstramos, nesse vídeo documentário dedicado à juventude camponesa, como o diálogo com o Projeto Nós Propomos! (IGOT-Lisboa), a Escola do Campo Francisca Pinto dos Santos em Ocara (CE) e a Universidade Federal do Ceará foi fundamental para a sistematizar leituras geográficas dos/as jovens sobre os problemas vivenciados em suas comunidades e possíveis soluções para esses problemas. Revelando, assim, o protagonismo da juventude camponesa e quiça contribuindo com a conquista da cidadania territorial nas comunidades rurais.”

Acesse o vídeo: https://www.instagram.com/tv/CNaoTDelPBp/?igshid=1rcdd56f3hkjl