Grupo de Estudos Geográficos de Surdez e Linguagens – GeoLibras
O Grupo de Estudos GEOLIBRAS é uma iniciativa acadêmica voltada para a mediação de debates que reflitam acerca das relações entre espaço, território e os sentidos, com um enfoque especial na surdez e na experiência da comunidade surda de Fortaleza. Através de leituras e discussões interdisciplinares, busca-se compreender a espacialidade da surdez e a construção de territórios sensoriais, entendendo como diferentes dinâmicas espaciais impactam a vivência da comunidade surda.
A proposta é discutir como a surdez e a Geografia se entrelaçam, analisando os desafios e as potencialidades de territórios acessíveis e inclusivos, o que abre um leque de discussões e reflexões que são de interesse da Geografia Cultural. É interessante refletir como o espaço urbano oferece mobilidade, acessibilidade e sociabilidade para pessoas com deficiência, bem como a forma como elas ressignificam e constroem territórios próprios a partir de suas vivências, como pode ser observado em Fortaleza.
Os encontros são quinzenais, às terças-feiras, no Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES), no período da tarde (12:30hr ás 14:00hr). Serão oferecidos certificados de horas complementares para os participantes.
Para mais informações sobre a programação, siga o perfil no Instagram @geo_libras. Acesse a programação do grupo aqui.
Primeiro encontro do GeoLibras, ocorrido em 15 de abril de 2025.