Palestra Paisagem Urbana e Patrimônio: Um olhar sobre a cidade de Popayán
Data da publicação: 4 de maio de 2025 Categoria: EventosÉ com entusiasmo que convidamos a comunidade acadêmica para a palestra “Paisagem urbana e patrimônio: um olhar sobre a cidade de Popayán”, que será ministrada pela Profª Dra. Jesica Wendy Beltran Ch., doutora pela Universidade Federal do Ceará, integrante do Observatório de Paisagens Patrimoniais e Artes da América Latina – OPPALA e, atualmente, professora da Universidade do Cauca, na Colômbia. A palestra ocorrerá no Auditório do Departamento de Geografia, no Campus do Pici, Bloco 911, no dia 12 de maio de 2025, ás 15hrs.
Nas últimas décadas, o patrimônio, tanto material como o imaterial, se converteram em um recurso chave para o desenvolvimento econômico e cultural da América Latina, particularmente em Popayán, Colômbia. Inicialmente com foco em bens arquitetônicos e monumentos históricos, o conceito de patrimônio se ampliou às práticas e saberes da humanidade, reconhecidos como patrimônio imaterial pela UNESCO. Em Popayán, esta patrimonialização incluiu seu centro histórico, as procissões da Semana Santa e o Congresso Nacional Gastronômico, fortalecendo sua identidade e memória coletiva. No entanto, também surgiram tensões patrimoniais que refletem em disputas sociais, raciais e culturais. Estas tensões se manifestam através de expressões alternativas, como os grafites e protestos que questionam a hegemonia do legado colonial.
A partir de uma metodologia interdisciplinar baseada em um conceito de paisagem cultural, a investigação busca analisar como os monumentos, festividades e expressões cotidianas configuram as diversas paisagens culturais. Além disso, examina como a categoria de “cidade criativa”, atribuída a Popayán em 2005, impulsiona novas dinâmicas culturais e turísticas. Propõe visibilizar os conflitos que ocorrem entre patrimônios oficiais e manifestações alternativas, entendendo o patrimônio como um campo em constante disputa e transformação, onde diversas memórias, identidades e atores sociais dialogam e confrontam a configuração do espaço urbano.