Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos – LEGES

Área do conteúdo

Maria Edivani Silva Barbosa

Projeto de Pesquisa: A DOCÊNCIA E AS PRÁTICAS GEOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A proposta do Projeto é desenvolver atividades de Pesquisa junto aos professores supervisores que atuam na Educação Básica, em especial, os professores egressos do curso Geografia/Licenciatura, da Universidade Federal do Ceará. Durante os estágios curriculares entramos em contato com esses profissionais que atuam como professores co-formadores, prestando um excelente trabalho no acompanhamento dos licenciandos nas atividades de estágio. A Universidade, por vezes, não dar visibilidade ao trabalho desse profissional. Contudo, ele é parte fundamental no processo de formação dos licenciandos. Assim, propomos pesquisar sobre este professor, a sua prática e a escola onde atua. O que ele espera da Universidade e como esta pode contribuir com a sua formação contínua? Como acontece a relação Universidade X Escola no desempenho das atividades de estágio? Esses são os questionamentos que orientam a nossa pesquisa. O projeto se justifica pela necessidade de dar visibilidade a prática desses professores. Analisar as “boas” práticas promete ser um meio de reconhecimento do trabalho docente na educação básica. Os produtos gerados a partir dessa pesquisa serão registrados em um blog (fotos, planos de aula, projetos, sugestão de procedimentos de ensino) com a perspectiva de socializar as boas práticas e contribuir com o trabalho dos professores da educação básica. A prática da pesquisa também é acompanhada por grupo de estudos que fundamentaram a pesquisa nas escolas, contribuindo dessa maneira com a formação de professores pesquisadores. A Universidade tem assim um feedback sobre o perfil do profissional em Geografia que está formando.

Como desdobramento da pesquisa, também propomos procedimentos de ensino que buscam inovar as práticas de ensino na Educação Básica. Na qualidade de professora dessa área, pesquisamos e desenvolvemos atividades que buscam (re)pensar e (re)elaborar a prática de ensino por meio de materiais produzidos pelos próprios licenciandos. Optamos por trabalhar com jogos geográficos. A escolha se justifica pelo potencial que estes possuem em auxiliar no desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional dos estudantes, e, também, pensar no lúdico como uma forma para interagir com o ensino. Muitas vezes desprovidas de recursos materiais, as circunstâncias condicionam a prática de ensino para a dinâmica professor-lousa-livro didático. Essas condições contribuem para estigmatizar a Geografia numa disciplina simplória e mnemônica. Sem surpresas, as aulas de Geografia tornam-se cansativas, o que podem causar desinteresse pela disciplina na escola. Mas é possível se reinventar em meio a escassez de material; planejar e criar jogos geográficos com materiais de baixo custo: jogos de tabuleiro, maquetes, dominós geográficos, são exemplos. Existe uma demanda pela produção desse material, pois apesar do baixo custo, exige tempo, dedicação que um trabalho artesanal requer. Na condição de professora de prática de ensino e estágios curriculares não dispomos de tempo suficiente para dedicar a esse tipo de atividade. Com o trabalho dos bolsistas acreditamos no aperfeiçoamento dessa prática, mediante estudos sistemáticos sobre a temática e a realização da prática com a criação desses recursos. Dessa maneira, podemos contribuir com o trabalho dos professores na Educação Básica. Já dispomos de alguns jogos criados pelos licenciandos, a saber: Quem responde vai aonde?…, Geoleta; Jornada Geográfica, Conquistando o Brasil, Cola-cola GeoUrbano, Jogo da Memória, entre outros. Esses materiais são disponibilizados no laboratório de prática de ensino/ Sala do Pibid (Geografia/UFC) para empréstimos aos professores da Educação Básica e estagiários de Geografia. O impacto dessa atividade se faz notória na formação dos professores, na escola que recebe estes licenciando. Nessa relação observamos a aproximação entre estes dois campos de formação: a Universidade e a Escola.

 

Grupo de Estudo: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA

O GRUPO é formado por professores e licenciandos e tem por objetivo refletir sobre a formação dos professores e sua atuação na educação básica, assim como identificar, analisar as práticas de ensino em Geografia no contexto escolar; refletir sobre as demandas e novos desafios dos professores na contemporaneidade.

Equipe:

Profª Drª Maria Edivani Silva Barbosa (Coordenadora)

Prof. Francisco Alexandre Coelho (colaborador. Prof. da educação Básica)

Prof. Emanuelton Antony Noberto de Queiroz (colaborador. Prof. da educação Básica)

Prof. Leonardo Moreira Quixadá (colaborador. Prof. da educação Básica)

Bolsistas:

Álida Santos de Sousa.

Fábio José de Souza.

Mariane Lemos Abreu

Vitória Marques Monteiro

O grupo se reúne às segundas-feiras a tarde de 15h30 às 17h30 – encontros quinzenais

 

Grupo de Estudo: JOGOS GEOGRÁFICOS NA SALA DE AULA

O grupo é formado por estudantes bolsistas e voluntários que desejam aprofundar estudos sobre o uso de jogos pedagógicos no ensino de Geografia. Objetivamos refletir, analisar e também criar/aplicar os jogos em sala de aula na educação básica.

Equipe: 

Profª Drª Maria Edivani Silva Barbosa (Coordenadora)

Bolsistas:

Ezequias Marques Silva

Jose Wellington Gomes Dos Santos

Victor Dos Reis Feitosa

Lucas Filipe Sousa De Andrades

 

Voluntários no grupo de estudo

Gabrielly Marcelino Uchoa

Paulo Andre Moura Da Silva

O grupo de se reúne às sextas-feiras de 16h às 17h30. Encontros quinzenais.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo